quarta-feira, 6 de abril de 2011

Dicas para conservar e deixar os sapatos sempre com cara de novos

Por Karla Precioso 


  Um sapato bem limpo, consertado ao primeiro sinal de estrago e conservado com produtos adequados, terá maior vida útil. Aprenda a deixar seus sapatos bonitos e conservados por muito mais tempo.

9 tipos de material e como cuidar de cada um


Couro 

Para evitar que o material resseque e ganhe rachaduras, aplique pomada ou graxa da mesma cor do sapato. Produtos impermeabilizantes também ajudam a conservar, evitando que o calçado absorva água e manche. Antes da aplicação, limpe-o com uma flanela.

Camurça

Aplique um impermeabilizante para prevenir a entrada de água e o aparecimento de manchas. Se molhar, coloque papel amassado por dentro, para tirar a umidade e evitar a deformação do modelo. Deixe secar à sombra e, depois, escove.

Crocodilo e cobra

Passe uma flanela seca para retirar o pó que se acumula na textura. Para evitar o ressecamento, aplique graxa regularmente.

Verniz

Nunca use uma escova para retirar manchas e sujeiras, porque ela pode riscar o material. O ideal é usar um pano úmido. Para dar brilho e disfarçar riscos, passe uma pomada neutra. Retire o excesso com um pano seco.

Plástico

Como esse material não deixa o pé respirar, é preciso lavar os calçados com frequência. Use sabão de coco e água morna ou gelada.

Sintéticos

Use um produto específico (chamado limpador de sintéticos) até remover toda a sujeira. Depois, para aumentar o brilho, aplique lustro à base de silicone.

Sapatos de tela (tênis e mocassins)

Lave e deixe secar. Depois, aplique protetor especial de tecidos e deixe secar bem, para evitar manchas.

Lona

Limpe com uma escova de dentes e xampu de carpete. Esfregue até criar espuma. Retire o excesso com pano úmido. Deixe secar e escove.

Pelica

Passe uma fina camada de lustra-móveis com uma escova de cerdas macias.


Calçado de cara nova

Com capricho e tinta de calçados, é possível ganhar calçados novos Limpe o sapato com uma esponja seca grossa, para retirar sujeira, pó e restos de gordura. Passe a tinta com cuidado, procurando cobrir a peça com uma camada fina. Deixe secar e retoque onde for preciso. Seque novamente e, em seguida, passe graxa na cor nova e lustre bem. Dê brilho com uma meia de naylon ou pano de seda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Receba por Email