sexta-feira, 17 de junho de 2011

Saiba como organizar seus utensílios domésticos


 Separação por frequência de uso 
- Separe as louças , utensílios da cozinha ,toalhas de mesa, copa, guardanapos e jogos americanos  que são usados em ocasiões especiais (Natal, Festa, etc)  daqueles que são de uso frequente.
- Nos locais de melhor nível de acesso você deve organizar tudo que tem maior frequencia de uso, especialmente louças.
Evite pilhas altas com pratos, não empilhe copos, xícaras (empilhe apenas o pires)
Dica ORGANIZZATA
Porta Pratos


Para ganhar espaço com travessas que costumam quebrar nas laterais por serem empilhadas uma dentro da outra a menor travessa deve ser virada para baixo, a maior  travessa também virada para baixo fica por cima da menor.  Com uma base mais firme  pode ser colocada a  terceira travessa, desta vez virada para cima e uma bem leve e menor dentro dela, ou seja, com o espaço de uma travessa de tamanho médio a grande, você pode organizar quatro de tamanhos diferentes.
 Plásticos:
Descarte potes que estão sem tampa, danificados ou simplesmente sem uso.
Alguns potes plásticos quando tampados ficam com cheiro, coloque os maiores dentro dos menores sem as tampas para não ficarem presos e coloque as tampas empilhadas em porta-tampas ao lado.
Evite o formato redondo e opte por modelos quadrados para melhor aproveitar o espaço.

Compre na ORGANIZZATA
Potes herméticos 

Panelas:
Os gavetões são uma tendência nos atuais projetos de cozinha, porém, usando o raciocínio da frequencia de uso. As grandes panelas de ferro ou woks, os rechauds, aparelhos de fondue, panelas de pressão, pipoqueiras etc,  que tomam muito espaço podem ficar em prateleiras mais altas ou outro espaço próximo à cozinha. Nos gavetões devem ficar as panelas de uso frequente , vale empilhar as menores em cima das maiores com a tampa virada para baixo. Siga a mesma regra para as frigideiras e formas.
Utensílios de gaveta:
Evite sobrecarregar as gavetas da cozinha com os acessórios dos eletrodomésticos, coloque-os em saquinhos com fecho ziplock ou de TNT junto aos aparelhos ou dentro de uma caixa transparente devidamente identificada.
Se o espaço das gavetas não é suficiente para todos os utensílios use organizadores de parede ou de portas.
 Dica para as gavetas:
Não jogue tudo na gaveta sem separar os utensílios por função e tamanho, procure comprar divisórias ou usar bandejas e cestas para fazer esta categorização. Separe conchas, espátulas e pegadores de salada de abridores de lata, descascador de legumes, alho etc.
 Dica para todos utensílios:
A frequencia de uso define o nível de acesso, mas procure também categorizar os nichos da cozinha pelo tipo de material do utensílio. Por exemplo, separe vidro, inox, porcelana, prata, plástico, madeira, não deixe tudo misturado. Quando você quiser a petisqueira de madeira saberá em que porta estão todos utensílios de madeira, o que facilita encontrar e guardar.
 Eletrodomésticos:
Aproveite o design bonito dos atuais eletrodomésticos e deixe os de uso diário na própria bancada da cozinha. Um dos desafios é a altura de alguns modelos como as batedeiras, liquidificadores, centrífugas, máquinas de pão etc. As prateleiras aramadas são uma boa opção para organizá-los, já que é possível  ajustar a altura com mais facilidade.

Fonte: site Liga das Noivas

Nenhum comentário:

Postar um comentário