terça-feira, 29 de março de 2011

5 passos para acabar com a Bagunça

 Por http://cacausp.e-familyblog.com





1. Use a Regra 80/20

A maioria das pessoas usa apenas 20% dos itens que possui. Os outros 80% são compostos por coisas que já foram utilizadas algum dia ou que possivelmente podem ser utilizadas no futuro. Isso basicamente significa que aproximadamente 80% de suas coisas apenas ocupam espaço e acumula pó.
Comece a selecionar apenas os itens que você usa regularmente. 20% daquilo que você usa regularmente e então mantenha e guarde esses itens. Encontre um lugar para cada um deles, lembre-se que cada coisa deve ter sua casa. Todos os outros itens que se enquadram nos 80% restantes, então estes são excelentes candidato para doação, venda em brechós ou venda de garagem (não muito comum no Brasil). 

2. Faça o teste da Emergência
 
Se tivesse uma situação de emergência e você precisasse escolher em uma hora ou menos alguns itens essenciais, o que você levaria? O que deixaria para trás? Isso deverá lhe dar uma excelente indicação dos itens que são verdadeiramente importantes para você e daqueles itens que não.

3. Crie um sistema de recompensa

Se a sua bagunça está começando a atrapalhar a sua casa, escritório ou sua vida é hora de aliviar sua carga. Garanto que se você recebesse dinheiro para livrar-se de pelo menos de 50%da sua tralha você faria isso sem pestanejar. Por quê? Porque dinheiro é sempre uma ótima recompensa. Tente estabelecer algumas recompensas realista. Recompense seus esforços com viagens, roupas, experiências. Mas só se você cumprir suas metas. Peça a um amigo que pegue no seu pé.

4. Mantenha um diário

Escreva num bloco ou caderno cada item que você usar nas próximas 2 semanas. Fique atento para os objetos que não foram escritos na lista e qual a razão? A resposta pode ser que o item seja sazonal, e neste momento seja hora de ser usado. No entanto, se a resposta é que você está guardando certa coisa, pois pode voltar a ser moda algum dia, então esse item deve ser doado ou vendido.

5. Esconda por 6 meses. 

Se o pensamento de se livrar de alguma coisa que você quase nunca em parece não ser muito boa, coloque os objetos na caixa e guarde (sótão, garagem, etc). Escreva em sua agenda, a data que dever ser daqui exatamente 6 meses a partir de hoje. Nessa data, marca as palavras 6 meses/caixa.
Quando chegar ao mês 6 e você ler essa anotação em sua agenda, você deve lembrar se tocou ou não na caixa uma única vez nos últimos 6 meses. Se não, está na hora de doar o conteúdo da caixa. Não abra e nem olhe dentro, você pode mudar de idéia. Se não foi necessário nos últimos 6 meses, você certamente não precisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário