quarta-feira, 20 de abril de 2011

Como planejar e organizar a casa para pessoas especiais


Moradias ou ambientes de trabalho exigem adaptações específicas a cada tipo de necessidade especial. Segundo cálculos realizados no fim da década de 60 pela National Comission on Architectural Barriers to Rehabilitation of the Handicapped (Comissão Nacional em Barreiras Arquitetônicas para a Reabilitação de Deficientes).
A uma construção adaptada desde o início às necessidades de pessoas especiais custa cerca de 1% mais do que um projeto convencional. Já uma reforma posterior com o mesmo objetivo custaria cerca de 25% sobre o valor inicial da obra. A proposta do design universal, também conhecida em inglês por termos como "health house" (casa saudável), "flex house" (casa flexível) e "lifetime home" (casa para a vida inteira), prevê a praticidade, conforto, autonomia e segurança no uso do ambiente em questão por pessoas de qualquer idade, sexo e condição física. O conceito surgiu na década de 90 nos Estados Unidos.

Além das normais relacionadas à construção, o design universal também prevê a adoção de um mobiliário que permita sua utilização por diversos tipos de pessoas, incluindo as deficientes físicas. Atualmente, o número de itens que se adapta a esse conceito é bastante extenso, incluindo os que minimizam esforços manuais e acidentes. Veja alguns exemplos:
http://www.organizesuavida.com.br/Conteudo/top-dia-a-dia.gif Iluminação
A vida dos deficientes visuais, por exemplo, muitas vezes é imensamente facilitada com a troca das lâmpadas convencionais por outras mais fortes.
Outra opção é filtrar a luminosidade por meio de cortinas ou outras ferramentas que diminuam o ofuscamento visual.
http://www.organizesuavida.com.br/Conteudo/top-dia-a-dia.gif Pisos
A regra é simples: manter os pisos limpos e sem desníveis ou irregularidades.
http://www.organizesuavida.com.br/Conteudo/top-dia-a-dia.gif Portas
Para os deficientes físicos e usuários de cadeiras de rodas, as portas devem ser largas o suficiente para permitir sua passagem. Lembrar que eles também precisam trafegar de um cômodo a outro no interior da casa, então o quesito largura se aplica a todas as portas.
http://www.organizesuavida.com.br/Conteudo/top-dia-a-dia.gif Banheiro
Deve haver espaço para se colocar a cadeira ao lado e fazer a transferência. No Box deve haver um banquinho firme na parede e corrimão para apoio.
http://www.organizesuavida.com.br/Conteudo/top-dia-a-dia.gif Eletrodomésticos inteligentes
Como ferros de passar roupa programados para desligar de forma automática.
http://www.organizesuavida.com.br/Conteudo/top-dia-a-dia.gif Softwares
As pessoas com necessidades especiais já têm à mão uma grande quantidade de opções que permitem a organização eletrônica de suas atividades pessoais ou profissionais. Para chegar a elas, o deficiente físico pode instalar, por exemplo, softwares que atendem ao comando de voz e podem até mesmo responder ao usuário por meio de um sintetizador de voz.
http://www.organizesuavida.com.br/Conteudo/top-dia-a-dia.gif Escolas e oficinas especializadas
Há maior integração com a família para proporcionar orientação e apoio de maneira informal.
Geralmente existem oficinas pedagógicas. Nesse local são trabalhadas habilidades motoras básicas e são descobertos interesses dos aprendizes. Nelas, seu filho estará em contato com diversos materiais diferentes, ferramentas e equipamento simples, que poderão experimentar sem compromisso com a produção.
Existem, também, as oficinas protegidas de trabalho, locais que provêm trabalho protegido para pessoas portadora de deficiência mental.
Fonte: Sônia Falcão, terapeuta ocupacional.
www.organizesuavida.com.br

Um comentário:

  1. Parabéns pelo seu blog, muito últil. Aborda temas do cotidiano que dificilmente, quando precisamos, sabemos onde buscar informações. Agora sabemos!

    ; )

    www.pinguinhodegente.wordpress.com

    Obrigado pela visita, seja bem vinda sempre.

    ResponderExcluir