quarta-feira, 25 de maio de 2011

Cuidando das roupas de frio





Com o friozinho chegando, é hora de tirar as roupas de frio do maleiro.


Aproveitando a oportunidade transcrevo um post publicado no site http://moda.culturamix.com que dá dicas de como cuidar das roupas de inverno antes de usa-la 



O outono está chegando ao fim e o inverno se aproxima, para boa parte dos brasileiros, especialmente os que moram na região sul é hora de fazer a troca nos guarda-roupas, guardando as roupas de verão e meia estação e tirando as roupas de inverno, casacos de lã, cobertores e edredons.


Mas as roupas guardadas por muito tempo precisam de alguns cuidados especiais antes de serem usadas, pois é muito comum a presença de ácaros e de mofo em roupas guardadas, e que podem desencadear alergias e doenças respiratórias. Nesse artigo selecionamos algumas dicas de como limpar, guardar e conservar as peças de inverno, que são mais delicadas ou difíceis de conservar.

Lavar as roupas


Primeiramente as roupas sempre devem ser guardadas limpas, seja logo depois de usar e principalmente de uma estação para a outra, porque as manchas de sujeira, mesmo as mais simples e fáceis de lavar, assim como o suor do corpo, quando secam e ficam no tecido por muito tempo acabam por oxidar e acabam por danificar as peças permanentemente, pois a maioria delas não saem mais totalmente.
Assim, antes de guardar as roupas é importante lavar, mesmo que tenham sido usadas e aparentemente estejam limpas, lave para evitar as manchas amareladas da oxidação.
No entanto na próxima estação, quando for tirar do maleiro o processo deve ser repetido, e todas as peças devem ser lavadas novamente, uma lavagem leve, somente para retirar a poeira, os fungos e ácaros que se acumulam pelo tempo sem serem ventiladas ou mexidas.


Tricô, lã e malha

Agora que o tricô e os casacos de lã voltaram a moda, todo o cuidado com as peças que você tem guardadas há muitos invernos é pouco. Essas peças devem ser lavadas preferencialmente a mão, om detergente neutro ou sabão de glicerina, se quiser colocar na máquina use o processo delicado, porem atenção, NUNCA use sabão em pós nas roupas de lã, não seque na secadora, não torça e nem pendure no arame, esses processos vão encolher, endurecer, ou espichar as fibras da lã, ou seja, vão deformar suas roupas.
Lave a mão, aperte as peças e coloque dentro de uma fronha de travesseiro ara pendurar no arame.

Roupas de couro


As roupas de couro também estão muito na moda este inverno, e estas peças na sua grande maioria são peças clássicas e atemporais, ou seja, não saem de moda. o couro é difícil de ser conservado, embolora, cria manchas e deformidades.
O recomendado e que no mínimo uma vez por mês se coloquem essas peças para serem arejadas no vento, depois de limpadas com um pano úmido se for necessário.
Uma dica dos especialistas que trabalham com roupas de ouro é no início da estação passar uma flanela com hidratante nívea nos casacos de couro e arejar na sombra, esse processo renova a peça e não deixa mofar.

Outros materiais

As roupas de outros materiais também requerem cuidados antes de usar, roupas mais simples e de tecidos mais comuns podem ser lavados na máquina no processo rápido somente com amaciante, para tirar a poeira e os ácaros, já as peças mais delicadas devem ser lavadas a mão com sabão neutro, colocadas a secar na sombra, ou seguindo as orientações do fabricante.

Cuidando bem das suas roupas você poderá tirar muito mais proveito das peças, pois grande parte das tendências vão o voltam, como é o caso dos casacos e blusões de lã, feitos a mão…quem não tem um guardado no fundo do guarda-roupa?


Na Organizzata você encontra...



Nenhum comentário:

Postar um comentário